Lendo sobre história da moda esses dias, me deparei com uma frase de Paul Poiret, que me inspirou esse post. Tendo em vista que eu, como tantas outras, não me encaixo na ditadura da magreza.
Bem para começar, Paul Poiret, foi o estilista que criou a silhueta feminina do século 20. O francês que eliminou o espartilho e pôs fantasia na roupa da mulher. Olha o que ele disse:
“Vestir uma mulher não é cobri-la com ornamentos, mas sim sublinhar o significado de seu corpo e realçá-lo, envolver a natureza em um contorno capaz de acentuar sua graça.”
Concordo em gênero, número e grau. Então vamos ver como podemos acentuar nossas graças.
Reconhecer o formato de seu corpo é imprescindível no momento de escolher o melhor corte e caimento para suas roupas. Somente reconhecê-lo você poderá optar pela modelagem que mais a adequada, realçando suas formas.
Reconhecer o formato de seu corpo é imprescindível no momento de escolher o melhor corte e caimento para suas roupas. Somente reconhecê-lo você poderá optar pela modelagem que mais a adequada, realçando suas formas.
Existem Cinco Tipos Físicos:
Ampulheta
A medida dos ombros é a mesma que a dos quadris. E a cintura é mais estreita.Deve evitar: roupas muito apertadas que valorizem demais as curvas para não se tornar vulgar. É o corpo que tem menos restrições.
Triângulo Invertido
Os ombros têm medida maior que a da cintura e a dos quadris.Deve evitar: vestidos colados de alças finas, camisetas decote nadador, blusa com babados ou estampas chamativas, calças apertadas. Deve apostar: decotes em formato V ou U, camisetas fechadas e com alças largas, linhas verticais, calças larguinhas, saias em formato A.
Pera
Os ombros e a cintura são mais estreitos que os quadris. Deve evitar: saias rodadas ou com babados, çalças boyfriend ou saruel, blusas curtas. Deve apostar: calça boca de sino (mas que não seja muito justa no quadril), blusas decote canoa, estampas chamativas e babados.
Retângulo
Os quadris, a cintura e os ombros têm praticamente as mesmas medidas. Deve evitar: vestido de corte reto, saias justas e afuniladas, camisas de corte quadrado e reto. Deve apostar: cintos e faixas sobre a roupa, saias evasês, blusas e casacos com pences que afunilam na cintura.
Oval
A largura da cintura é bem maior que a dos ombros e a dos quadris.Deve evitar: roupas muito apertadas ou muito largas, tecidos como viscolycra, que marcam muito o corpo, estampas com fundo claro, listras horizontais, decotes redondos, mangas bufantes. Deve apostar: cortes retos, panos estruturados, decotes V, estampas miúdas e de fundo escuro.
Exemplo de tipos de corpos:]
![]() |
Revista Manequim - Abril |
Nenhum comentário:
Postar um comentário